"A sustentabilidade,
um dos temas centrais da Rio+20, não acontece mecanicamente. Resulta de um
processo de educação pela qual o ser humano redefine o feixe de relações que
entretém com o Universo, com a Terra, com a natureza, com a sociedade e consigo
mesmo dentro dos critérios de equilíbrio ecológico, de respeito e amor à Terra
e à comunidade de vida, de solidariedade para com as gerações futuras e da
construção de uma democracia sócio-ecológica sem fim.
Estou convencido de
que somente um processo generalizado de educação pode criar novas mentes e
novos corações, como pedia a Carta da Terra, capazes de fazer a revolução
paradigmática exigida pelo risco global sob o qual vivemos.
Como repetia com
frequência Paulo Freire: ”a educação não muda o mundo mas muda as pessoas que
vão mudar o mundo”. Agora todas as pessoas são urgidas a mudar. Não temos outra
alternativa: ou mudamos ou conheceremos a escuridão.
Não cabe aqui
abordar a educação em seus múltiplos aspectos tão bem formulados em 1996 pela
UNESCO: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver juntos; eu acrescentaria
aprender a cuidar da Mãe Terra e de todos os seres.
Mas este tipo de
educação é ainda insuficiente. A situação mudada do mundo exige que tudo seja
ecologizado, isto é, cada saber deve prestar a sua colaboração a fim de
proteger a Terra, salvar a vida humana e o nosso projeto planetário. Portanto,
o momento ecológico deve atravessar todos os saberes.
A 20 de dezembro de
2002 a ONU aprovou uma resolução proclamando os anos de 2005-2014 a Década da
educação para o desenvolvimento sustentável. Neste documento se definem 15
perspectivas estratégicas em vista de uma educação para sustentabilidade.
Referiremos algumas:
Perspectivas
socioculturais que incluem: direitos humanos, paz e segurança; igualdade entre
os sexos; diversidade cultural e compreensão intercultural; saúde; AIDS;
governança global.
Perspectivas
ambientais que comportam: recursos naturais (água, energia, agricultura e
biodiversidade); mudanças climáticas; desenvolvimento rural; urbanização
sustentável; prevenção e mitigação de catástrofes.
Perspectivas
econômicas que visam: a redução da pobreza e da miséria; a responsabilidade e a
prestação de contas das empresas."
Leia a íntegra
em Sustentabilidade e Educação"
Leonardo Boff
é teólogo e filósofo
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