domingo, 17 de junho de 2012

Rio+20


 Colar feito com reciclagem de Garrafa Pet
 
Flores feitas com reciclagem de Garrafa pet



"Para meus amigos, desejo, uma semana
com muita paz, alegria, sucesso e luz"
E por falar em Arte:
Vik Muniz reproduz com lixo paisagem da
Baía de Guanabara

Artista estimula as pessoas a doarem materiais recicláveis como uma forma de intervenção na instalação
Vik Muniz reproduz a Baía de Guanabara com lixo (Christophe Simon/AFP) 


A Baía de Guanabara, reproduzida com milhares de dejetos, é a mais recente instalação do famoso artista plástico brasileiro Vik Muniz, em construção perto do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), durante a conferência Rio+20. É preciso subir em uma passarela a 10 metros do chão para apreciar a baía reconstruída com materiais recicláveis, como garrafas e sacolas plásticas, latas de cerveja e refrigerantes, embalagens de leite e envoltórios diversos.
A instalação de 30 x 40m começou a ser construída na sexta-feira e prosseguirá até o fim da cúpula, que reunirá entre 20 e 22 de junho mais de 130 chefes de Estado e de governo do mundo inteiro. Cabe ao público da Cúpula dos Povos, evento paralelo organizado pela sociedade civil no Parque do Flamengo, onde fica o MAM, levar o lixo utilizado para montar a instalação. 
"As pessoas podem apenas observar a obra ou participar, colocando elas próprias o material na instalação, sob a orientação dos monitores da minha equipe", explicou neste sábado à agência France Press o artista, de 50 anos.
"É uma construção estética coletiva a partir de coisas feias. O objetivo é convidar o público à criação desta imagem", acrescentou Muniz, que mora entre o Rio e Nova York.
 Colagem que fiz na minha escolinha de reciclagem aproveitando a foto do documentário do
"Lixo Extraordinário"


"Não vou mudar o mundo com isto, mas é um espaço de reflexão sobre a cidade, a oportunidade de questionar o que podemos fazer com estes materiais aos quais não damos nenhuma importância", afirmou.
Muniz é conhecido por usar alimentos e lixo reciclado em suas obras de arte. Nascido em São Paulo, o artista tem entre suas peças mais conhecidas três réplicas de Leonardo Da Vinci: duas Mona Lisa feitas com geleia e com pasta de amendoim, e A Última Ceia feita de açúcar, arames e calda de chocolate.

Colagem que fiz na minha escolinha de reciclagem aproveitando a foto do documentário do
"Lixo Extraordinário"

Móbile feito com reciclagem de Garrafão de água de Pet e enfeitados com flores feitas com as Garrafinhas de Pet

No documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar, Muniz revelou ao mundo os catadores de recicláveis no lixão de Gramacho, no Rio de Janeiro, o maior da América Latina, fechado este mês.




Colar feito de retalhos de Garrafas Pet


O filme foi exibido em uma grande exposição dedicada ao artista em Avignon (sudeste da França).
 "Fiz algo parecido em Avignon: do alto de uma passarela instalada na igreja dos Celestinos, podíamos ver uma paisagem de ramos, flores secas e aromáticas, sob o modelo do semeador de Van Gogh. Cheirava muito bem, à Provence", lembrou.

(Com Agência France Press)

 
Fonte: Pesquisa no Google
Links Patrocinados
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário