quinta-feira, 22 de março de 2012

Planeta Água

                       Foto de minha filha Juliana em Angra



Planeta Água


Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...



Móbile feito de garrafas pet




Ameaças à Água

Escassez - O desenvolvimento desordenado das cidades, aliado à ocupação de áreas de mananciais e ao crescimento populacional, provoca o esgotamento das reservas naturais de água e obriga as populações a buscar fontes de captação cada vez mais distantes. A escassez é resultado do consumo cada vez maior, do mau uso dos recursos naturais, do desmatamento, da poluição, do desperdício, da falta de políticas públicas que estimulem o uso sustentável, a participação da sociedade e a educação ambiental.

Desperdício - Resultado da má utilização da água e da falta de educação sanitária. O desconhecimento, a falta de orientação e informação aos cidadãos são os principais fatores que levam ao desperdício, que ocorre, na maioria das vezes, nos usos domésticos, ou seja, na nossa própria casa. Existem também as perdas decorrentes da deficiência técnica e administrativa dos serviços de abastecimento de água, provocadas, por exemplo, por vazamentos e rompimentos de redes. Essas perdas também se devam à falta de investimentos em programas de reutilização da água para fins industriais e comerciais, pois a água tratada, depois de utilizada, é devolvida aos rios sem tratamento, em forma de efluentes, esgotos e, portanto, poluída.

Estima-se que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%.

Onde gastamos nossa água?

Em casa - em média, 78% do consumo de água é gasto no banheiro.

No banho: Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de no máximo cinco a quinze minutos economizam água e energia elétrica. Abra o chuveiro, molhe-se, feche-o, ensaboe-se e depois abra para enxaguar, ao invés de passar o tempo todo com o chuveiro ligado.

Na escovação dos dentes: Escovar os dentes com a torneira aberta gasta até 25 litros. Escove primeiro depois abra a torneira apenas o necessário para encher um copo com a quantidade adequada para o enxágüe.

Na descarga: Uma válvula de vaso sanitário no Brasil chega a consumir vinte litros de água tratada quando acionada uma única vez. Aperte apenas o tempo necessário e não jogue lixo no vaso.

Na torneira: Uma torneira aberta gasta de doze a vinte litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia.

Na lavagem de louças: Lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 105 litros. O certo é primeiro escovar e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez.

Na lavagem de carros: Com a mangueira aberta o tempo todo consome-se, em média, seiscentos litros; com balde, aproximadamente sessenta litros.

A Sabesp calcula que o Estado perde diariamente 40% da água tratada, o que representa cerca de 1,3 bilhão de litros/dia: daria para abastecer duas cidades do porte de Curitiba.

* Fontes - Manual do Rio Tietê - Fundação SOS Mata Atlântica, Núcleo-Pró-Tietê e 5 Elementos - Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental.


                      Foto de minha filha Juliana em Angra



Estes são uns trechos de um texto que gostei muito:

“O nosso planeta é o mais abençoado de todo sistema galáctico e solar porque existe ¾ de água por ¼ de terra, não existe nenhum planeta nesse sistema solar que tenha vida porque não há água na superfície desses outros planetas.”

“Outrora, os rios eram caudalosos e cristalinos, com o superpovoamento urbano e sem nenhuma estrutura de saneamento básico, os rios se tornaram canais e depósitos de lixo, esgoto sanitário e receptor de venenos químicos industriais.”

“O homem na sua ambição vê essa riqueza em sua frente todos os dias, mas negligência esse tesouro, poluindo a água.”

“América do Sul principalmente o Brasil tem a maior hidrografia do mundo e a população a cada dia está poluindo todos os rios.”

“A água é um líquido mais precioso que existe na Natureza, ela representa a vida da fauna, da flora e do próprio planeta.”

 “O homem está sujando a água que bebe todos os dias. Um dia essa água vai lhe fazer falta. O homem não está pensando no futuro, está destruindo todos os seres vivos ao poluir a água, o maior tesouro da Terra. Até os oceanos já estão bastante contaminados com químicas, lixos e dejetos.”

“Quando vamos ter novamente um paraíso florestal com águas límpidas como cristal, quando isso acontecer á humanidade estará salva.”

 por: Ernani Serra
Pensamento: Salve a Natureza e a humanidade estará salva.
Ernani Serra





Foto de minha filha Juliana em Angra



Potes feitos de garrafinhas pet

Móbile feito de garrafas pet





Nenhum comentário:

Postar um comentário